Essa semana se falou novamente sobre o enem, e sobre a possibilidade de usa-lo como método unificado de exame para as universidades. Como minhas notas no enem 2008 foram razoáveis, hoje saio em defesa do mesmo.
---------------------------------------
Talvez você já tenha ouvida aquela propaganda do governo sobre o ProUni que fala: "Dando oportunidades iguais pra quem a vida deu caminhos diferentes!"
O slogan é bom, mais caso o enem substitua o vestibular, esse slogan cairá muito melhor para o Enem. Por que?
Ao contrario do vestibular, que analisa conhecimento adquirido, o enem analisa muito mais é a capacidade de aprendizado do candidato, pelo menos eu acho. Isso porque, quem fez a prova sabe, o Enem é muito mais interpretação de texto e conhecimento contemporâneo do que decoreba e talz. Um vestibular hoje é algo totalmente trapaceável, já que o vestibulando que se dá bem é aquele que estudou em escola particular, e fez cursinho, e nos cursinhos e em colégios como o energia, o aluno só é preparado para o vestibular, decorando tudo que é preciso, e ficando cego para todo o resto. Já no nosso querido enem vai muito mais da pessoa, e da capacidade de interpretação, e por consequência, capacidade de aprendizado de cada um. Por exemplo, pra ficar acima da média na prova pratica e na média na redação eu não precisei estudar nada, não precisei decorar um livro chato da literatura brasileira e nem ler nada que eu já não estivesse lendo, também nunca estudei em escola particular, mas meu bom resultado veio pelo simples fato de eu ler bastante, ler qualquer coisa, e estar sempre atento aos assuntos diversos que me são apresentados no dia-a-dia. Claro, na redação eu não fiquei tão bem, mas português nunca foi a minha matéria preferida, e escrever sobre um tema sugerido é bem difícil, diferente daqui onde eu escrevo por expiração.
Resumindo e encerrando: O Enem vai avaliar as capacidades de cada um, e o potencial, sendo cego para quem tem dinheiro ou não pra pagar escola particular.
---------------------------------------
Obs: Mesmo assim as escolas particulares tem melhores notas, o por que? Alunos de escolas particulares são incentivados a leitura, quando não obrigados, diferente das escolas públicas onde eu estudei que raramente incentivavam, e deixavam as bibliotecas abertas somente em horário de aula, e sair no meio da explicação do professor pra escolher um livro é foda.
-------------------------------------
É isso aí, sem mais delongas
até o próximo post!
Pesquisar este blog
quarta-feira, 6 de maio de 2009
Posted by Postado por
Ricardo Longen
às
5/06/2009 07:13:00 PM
Categories:
Marcadores:
Atualidades,
Filosofia,
Política
0 comentários:
Postar um comentário