Mas quem começou?
Bem, o presidente de Honduras estava indo bem no mandato, e supostamente, preste atenção aqui, supostamente planejava um segundo mandato, supostamente porque quem afirma isso são os militares, no entanto na contituição de honduras segundos mandatos não são permitidos, e é crime qualquer tentativa de mudar a mesma com intuito de garantir reeleições, e aquele que o tentar deve ser exonerado e preso imediatamente. Então o seu Manuel Zelaya estava tentando convocar uma consulta popular, um plebicito, para formar, ou não, uma nova assembléia contituinte, subintende-se para criar uma nova Contituição, onde a reeleição fosse tolerada, ou uma aonde ao menos tentar torna-la possível não fosse um crime. Mas nada confirmado pelo companheiros de Zelaya.
Mas aonde os militares erraram?
Caso fosse de fato confirmada a tentativa de ferir a contituição de Honduras, e toda essa manobra não passasse de um jogo politico pra driblar a lei, ele deveria ser preso de fato. Mas não sob essas circunstâncias.
Zelaya é um presidente, mais ainda é um civil, deveria ser preso pela polícia civil, e não ser sequestrado por militares de madrugada e levado para outro país. Aí que está todo o problema, ele ser levado por militares tira todo o crédito dos mesmos, dando ares de golpe militar, caso as intenções fossem boas ou não.
Além do mais, Zelaya estava tentando fazer uma consulta popular, o que lhe garante alguns pontos nessa história toda.
Por fim...
...Não sei quem está certo e quem está errado nessa história toda, se é Zelaya que tentava driblar a lei usando o apelo popular, ou se os militares que meteram os pés pelas mãos em uma manobra que vai render muito pano pra manga ainda.
--------------------------------------
Bem, é isso, estive afastado do blog essa semana, porque ao que parece a crise mundial acabou e eu fiquei preso na hora extra! xD
Flw pessoal!
0 comentários:
Postar um comentário